
Processamento da informação
Relaciona-se à eficiência com que as tarefas cognitivas são executadas, ou seja, como transformamos, armazenamos e aplicamos a informação. O processamento da informação tem influência direta sobre a aprendizagem porque relaciona-se à eficiência das funções de atenção, percepção e memória.
Memória de Trabalho
Refere-se às habilidades de evocação e de retenção de informações relevantes por um curto período de tempo, nas modalidades auditiva e visual. A memória operacional, ou de trabalho, tem influência direta no desempenho da aprendizagem.
Linguagem
Refere-se ao domínio dos aspectos fonológicos, morfossintáticos e semânticos da Língua Portuguesa. O domínio apropriado da linguagem é essencial para o desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem.
Cognição Social
Refere-se ao desenvolvimento da pragmática, da intenção comunicativa e da habilidade de atribuir estados mentais a si próprios e aos outros. O desenvolvimento adequado da cognição social é essencial para a correta percepção e interpretação do mundo que nos cerca.