A Coruja Educação fala muito sobre a Diferenciação da Instrução, ou da Educação, mas muitas pessoas nos perguntam se o que fazemos é Personalização do Ensino ou Individualização do Ensino.Entenda as sutis diferenças de cada terminologia.

Individualização do Ensino

Na Individualização do Ensino o professor supervisiona a instrução dos alunos, individualmente. Ele provê e ajusta a tecnologia e a intrução para os alunos, baseando-se nas necessidades de aprendizagem únicas de cada um dos alunos. O professor entende que o aluno depende do seu auxílio para aprender.

Diferenciação da Instrução

Na Diferenciação da Instrução o professor atua com grupos de estudos que tenham o mesmo objetivo, sendo responsável por instruções diferentes para cada um dos grupos. O professor, então, comenta e avalia a performance individual, para proceder com a instrução.

Personalização do Ensino

A Personalização do Ensino é diferente dos outros dois conceitos, pois nele, o responsável pelo aprendizado não é o professor, e sim o aluno. É o aluno quem direciona seu próprio plano de estudos, decidindo o que e como vai aprender. Para tanto, o professor toma o papel de um guia, que irá encaminhar o aluno para alcançar seus objetivos no aprendizado. Dessa forma o aluno desenvolve habilidades para:

  • Identificar seus objetivos e monitorar seu desempenho
  • Gerenciar suas atividades;
  • Relacionar-se com pessoas experiente que possam ajudá-lo, como professores, especialistas e monitores e
  • Escolher e usar tecnologias que possam auxiliá-lo em seu aprendizado

Referências:

Patricia Gomes explicou de maneira excelente em seu artigo publicado na Porvir: diferenciar, individualizar e personalizar o ensino.

Esse conteúdo também se baseia no artigo de Barbara Bray e Kathleen McClaskey, co-fundadoras do blog Personalize Learning, LLC.

Blog da Coruja
VOLTAR AO TOPO