Coruja Educação. O site da Coruja foi migrado para https://corujaedu.com.br

Perguntas Frequentes

A Coruja Educação tem um programa completo de diferenciação da instrução (avaliação e intervenção), que monitora o progresso dos alunos e oferece atividades adequadas ao nível de habilidade de cada um.
Cada criança aprende de modo particular: através de estímulos diversos, utilizando diferentes pontos de apoio para progredir, cada um no seu próprio ritmo. Muitas vezes, em uma mesma sala de aula, os alunos encontram-se em diferentes estágios do processo de aprendizagem. O grande desafio do professor e da escola é acompanhar e dar conta das diferenças entre os alunos e garantir que todos possam aprender e evoluir. Nós, da Coruja Educação, acreditamos que um desafio bem colocado, no momento certo, funciona como um gatilho para a aprendizagem: provoca engajamento, eleva a autoestima, incentiva a colaboração e a comunicação. O programa de diferenciação da instrução baseia-se na abordagem diversificada: oferecer estímulos diferentes para os diferentes perfis e níveis de alunos.
Temos uma avaliação adaptativa, que monitora as habilidades e dificuldades de cada aluno; um material completo de instrução, que contém atividades e desafios adaptados às necessidades de cada perfil; um programa de formação de Diferenciação da Instrução para professores e gestores; um programa de formação de habilidades socioemocionais para professores, gestores e funcionários; e consultoria em Diferenciação da Instrução para educadores e alunos.
A avaliação é realizada no computador e contempla os eixos fundamentais da Língua Portuguesa (escuta, escrita alfabética, leitura e compreensão, produção de texto) e da Matemática (números, operações, espaço e forma, grandezas e tratamento da informação). Com duração de aproximadamente 60 minutos, a avaliação pode ser aplicada de duas a três vezes por ano. Durante a avaliação, de acordo com o desempenho de cada criança, o sistema seleciona as questões mais apropriadas variando os níveis de dificuldades, ou seja, aquelas que oferecem um desafio proporcional às habilidades da criança. A partir dos resultados, o sistema gera relatórios que refletem o estágio preciso em que cada aluno se encontra em cada eixo da Língua Portuguesa e da Matemática, além de um relatório de toda a turma.
O papel do professor é essencial durante todo o processo. Ele recebe treinamento e suporte da equipe da Coruja Educação para interpretar os resultados da avaliação e aplicar o material de diferenciação da instrução em sala de aula.
Cada aluno é classificado, segundo um sistema de cores, nos quatro eixos da Língua Portuguesa e da Matemática. Em cada um dos eixos, o aluno pode estar “abaixo da expectativa”, “próximo à expectativa”, “na expectativa” ou “acima da expectativa”.
O material da Coruja Educação pode ser aplicado em sala de aula, em grupos ou individualmente. Pode também ser utilizado como lição de casa. Outra aplicação bastante útil é para as aulas de reforço ou recuperação, a fim de diminuir a defasagem desses alunos em relação ao grupo.
Atualmente, a Coruja oferece o conteúdo relativo ao ciclo de alfabetização, do 1o. ao 3o. anos. Em breve disponibilizaremos também os conteúdos de 4o. e 5o. anos, completando assim o Ensino Fundamental I.
O PDI se aplica a todos os alunos do ciclo de alfabetização. Oferece desafios adequados às necessidades de cada perfil e pode beneficiar tanto os alunos mais defasados quanto os mais adiantados.
A escola pode utilizar o PDI de várias maneiras, pois essa abordagem funciona para situações comuns que caracterizam o processo de aprendizagem. Pode-se utilizar o PDI em sala de aula, dividindo os alunos em grupos e aplicando um estímulo para cada um deles. Pode-se, também, utilizar a abordagem individual (em sala de aula ou como lição de casa). É possível, ainda, trabalhar no contra-turno, com os alunos mais defasados em determinado eixo ou competência. Ou, através dos resultados das avaliações, eleger competências prioritárias a serem desenvolvidas por toda a classe e/ou toda a escola.
Sim. O programa da Coruja Educação aplica-se a escolas públicas e particulares.