Avaliação Adaptativa

As avaliações são realizadas no computador e têm uma dinâmica adaptativa: de acordo com o desempenho de cada criança, o sistema seleciona as questões mais apropriadas – aquelas que oferecem um desafio proporcional às suas habilidades. Cada aluno percorre um caminho único, que é só dele.

Nossa avaliação permite a definição precisa de quais competências o aluno domina e quais ainda precisam ser desenvolvidas. Com base nos resultados, é possível fazer um planejamento diferenciado das necessidades de aprendizagem de cada aluno, grupos de alunos e da classe como um todo.

Relatórios de Avaliação e Monitoramento

O sistema gera relatórios imediatos e de fácil compreensão, que identificam as habilidades e dificuldades de cada aluno para cada um dos eixos estruturantes de Língua Portuguesa, Matemática e Aprendizagem (apenas para os especialistas). Temos relatórios individuais, por grupo de alunos e relatórios de monitoramento.

A partir da leitura e análise dos relatórios, pode-se planejar atividades de intervenção personalizada, que estimulem o aluno na medida de sua capacidade e ofereçam desafios adequados para o seu desenvolvimento, seja na sala de aula, no reforço escolar, em casa ou no consultório.

Após o período de intervenção, novas avaliações são realizadas, e o sistema gera relatórios que descrevem a evolução dos alunos. Assim, é possível avaliar a estratégia de ensino, rever as abordagens e planejar novas atividades para o período seguinte.

 

 

Atividades de Instrução

A Coruja oferece um material completo de instrução diferenciada, por nível de habilidade, para cada eixo da Língua Portuguesa e da Matemática, e conta com repertório e material desenvolvidos para aplicação em sala de aula, em casa, em aulas de reforço pedagógico ou em consultório.

As atividades correspondem aos grupos ou perfis identificados pela avaliação e são direcionadas para adaptar as práticas de ensino às diferentes necessidades e níveis de habilidade. Os desafios propostos respeitam as diferenças entre os alunos em termos de interesse, prontidão e perfil de aprendizagem, os agrupamentos são flexíveis e o processo é continuamente alimentado pelos resultados da avaliação periódica.

Pode-se também utilizar material de intervenção próprio, dado que os relatórios da Coruja são alinhados aos Direitos de Aprendizagem (MEC 2012), ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC, 2013) e à Base Nacional Curricular Comum (BNCC 2017).

O Programa Coruja tem proporcionado resultados significativos na melhoria da qualidade do ensino para mais de 7 mil alunos, ao longo dos últimos anos, em 23 estados brasileiros.

“Eu achei o material da Coruja bem atrativo, colorido e interessante. Fundamentou bastante o trabalho deste ciclo, revisando e retomando o trabalho dos ciclos anteriores. Isso enriqueceu e veio como material de apoio para o que a gente está trabalhando.”
PROFESSORA ALINE, Colégio Clara Suiter
“O material focou naquilo que de fato precisava ter sido trabalhado. Então, ele trabalha em conjunto com o que já é desenvolvido em sala de aula, mas ele fortalece ao mesmo tempo.”
COORDENADORA DE PROJETOS NORMA MOURÃO, Colégio Clara Suiter

Formação de Professores

Os professores e profissionais recebem formação específica para interpretar os dados da avaliação e desenvolver planos de ensino diferenciados, com o apoio e sob a supervisão da equipe multidisciplinar da Coruja Educação.

 

 

O que é diferenciação da instrução?
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