A avaliação Coruja Especialista

Durante 60 minutos, em média, a criança realiza uma avaliação adaptativa em computador, e, ao término da atividade, o sistema gera um relatório que apresenta em detalhes seu desempenho em conteúdos acadêmicos de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, o relatório também descreve suas habilidades em domínios cognitivos fundamentais para que a criança aprenda: Processamento da Informação, Linguagem, Memória Operacional e Cognição Social.

Com esse panorama individualizado de pontos fortes e fracos da criança, o especialista pode planejar e monitorar a intervenção terapêutica de acordo com as necessidades específicas de cada um. O relatório também é um registro importante da evolução da criança e pode ser apresentado aos pais e às escolas.

Desenvolvemos guia e tutorial detalhados para orientar o usuário do programa na aplicação da avaliação e leitura dos resultados do relatório. Os arquivos estão disponíveis, gratuitamente, em PDF nos links abaixo. Neles, você encontra uma explicação detalhada do programa e as diretrizes para que o material seja aplicado da forma adequada.

Coruja Especialista – Guia do usuário

Coruja Especialista – Tutorial

CADERNOS DE INTERVENÇÃO CORUJA ESPECIALISTA

São quatro cadernos ilustrados contendo coletâneas de atividades especialmente criadas para oferecer um repertório consolidado de propostas para o engajamento e o desenvolvimento da aprendizagem de crianças entre 5 e 8 anos. O material também pode ser usado por crianças mais velhas que enfrentam dificuldades escolares.

Se o profissional quiser obter uma avaliação detalhada ou até mesmo monitorar o desempenho da criança durante o processo de intervenção, sugerimos a aplicação prévia da avaliação Coruja Especialista.

 

Caderno de Linguagem
Atividades de linguagem oral com foco no desenvolvimento de habilidades de compreensão e produção da fala, expansão do vocabulário, da sintaxe e da semântica. A linguagem oral tem papel de destaque para a consolidação da leitura e da escrita nos anos iniciais.
Caderno de Processamento de informação
Atividades focadas na extração, compreensão e organização das informações que chegam pelas vias auditivas e visuais. A alfabetização demanda um processamento preciso e integrado de estímulos visuais e auditivos.
Caderno de Memória Operacional
A aprendizagem exerce forte demanda sobre a memória pois precisamos reter informações auditivas e visuais que precisam estar prontamente acessíveis. A memória para sons verbais, não verbais, imagens, letras e palavras é fundamental para o sucesso do processo de alfabetização.
Caderno de Cognição Social
Atividades para desenvolver os aspectos sociais do uso da linguagem, pois por meio deles obtemos a compreensão de nós mesmos, dos outros e do ambiente. Esses aspectos são fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem na criança.
CORUJA PROMAT

O Coruja Promat é um conjunto de tarefas roteirizadas que avaliam a cognição numérica e matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É indicado para avaliar aspectos essenciais da aprendizagem matemática: a representação do número, a fluência dos procedimentos aritméticos básicos e a resolução de problemas. A partir da aplicação do roteiro, o especialista delimita as áreas de maior dificuldade e, ainda, levanta indicadores de risco para a discalculia (transtorno específico da aprendizagem da matemática).

É indicado para crianças entre 5 e 10 anos. Os estímulos que acompanham o roteiro de aplicação podem ser apresentados em caderno impresso, já incluso no kit, ou em computador, no site da Coruja. As respostas devem ser anotadas em papel. O kit é composto por 1 manual de aplicação, 1 caderno de estímulo, 5 fichas de respostas do aluno e 5 fichas de resultado do aplicador.

Ainda com dúvidas?
Blog da Coruja
VOLTAR AO TOPO