Desde abril de 2018, um programa de múltiplos suportes para a aprendizagem está em implementação no município paulista de São Caetano do Sul, para toda a rede do ensino fundamental I. Serão mais de 200 professores e 6.700 alunos beneficiados em 17 escolas ao longo de três anos (2018-2020). O programa é fruto de uma parceria da Secretaria da Educação e da Secretaria da Saúde do município com a Coruja Educação e o Instituto ABCD.

O sistema de múltiplos suportes para a aprendizagem é uma abordagem preventiva que procura oferecer várias camadas de intervenção pedagógica “para evitar que os alunos tornem-se ou mantenham-se defasados em sua aprendizagem”. Essa abordagem educacional proativa já foi adotada com sucesso em diversos países e pode ser aplicada tanto para monitorar problemas de aprendizagem quanto para monitorar problemas de comportamento.

Como funciona esse programa?

Fazemos um monitoramento sistemático da evolução da aprendizagem de todos os alunos por meio da Avaliação Digital Coruja

Identificamos aquelas crianças que estão ficando em defasagem em seu ano escolar em relação a seus pares, identificamos o tipo e o grau da dificuldade

Oferecemos uma intervenção pedagógica complementar ao material já adotado pela rede. Essa intervenção atende as necessidades específicas dos alunos nas área de leitura, escrita e matemática.

Monitoramos o desempenho do aluno e, quanto maior for a dificuldade da criança, mas intensiva e individualizada deverá ser a intervenção pedagógica.

Todos os professores, coordenadores e gestores da rede recebem formação presencial e à distância com o material Todos Aprendem, do Instituto ABCD durante os três anos do programa.

Nossa expectativa é que com a implantação do programa, a rede municipal de educação possa oferecer suporte mais específico para as crianças que estão com desempenho de aprendizagem abaixo do esperado e que os encaminhamentos para avaliação, diagnóstico e tratamento para a rede da saúde aconteçam apenas nos casos mais críticos. Afinal, para que todos tenham acesso à educação de qualidade, precisamos que as redes estejam prontas para prevenir que os alunos falhem.

Camada 1: Instrução de qualidade para todos
Camada 2: Intervenção pedagógica estratégica para grupos
Camada 3: Intervenção especializada e individualizada

Está interessado em levar um programa de múltiplas suportes para sua escola ou município? Entre em contato conosco.

“É muito bom, as crianças estão gostando e elogiando muito. Elas ficam felizes com o material pelo fato de ser bem colorido e chamativo. É algo que dá prazer para eles. Estão com bastante facilidade para assimilar o que está sendo pedido.
Professora Soraya Martini Mantovani

VOLTAR AO TOPO